Ficam aqui algumas notas importantes para os compatriotas que se encontrem em situação semelhante, a maior parte das informações estão bem explicadas e detalhadas no site http://www.consuladovirtual.pt/web/vars ... aoConsular - site do "Secção Consular da Embaixada de Portugal" mas há alguns detalhes a reter...
A Embaixada fica em Varsóvia - no outro lado do Vístula e na "dzielnica" de Praga Południe - na ulica Francuska. Para quem vem de comboio é fácil chegar à ulica Francuska. Ao saírem da plataforma em Warszawa Centralna sigam as tabuletas amarelas que se encontram no tecto e dizem "Praga". O melhor mesmo é apanharem um eléctrico (tramway) para Praga ou um que tenha escrito na tabuleta de destinos "Rondo Waszyngton" (rotunda de Washington), desculpem mas não sei que números vão para aqueles lados. Obrigado pelas informações que me deram no outro tópico, foram preciosas.
Podem comprar dois "bilet normalne tramwajowy" num qualquer quiosque da estação de Warszawa Centralna (cerca de 3 złoty cada). Posto isto devem sair na rotunda Waszyngton e dirigirem-se para a "ulica Francuska 37" utilizando uma passagem subterrânea.
Ao chegarem à Embaixada não vale a pena tocarem a campainha da dita pois serão recambiados para a "Secção Consular" que fica ao lado, num pequeno portão paralelo à ulica Francuska.
Vão ser atendidos por um senhora polaca que fala muito bem a língua de Camões e é muito prestável e simpática - ela trata destes assuntos consulares. No meu caso fiz a renovação do BI e a inscrição consular que, em principio, facilita a obtenção de documentos e torna-nos "visíveis" na comunidade portuguesa polaca a nível governamental. Serão também convidados para eventos importantes da nossa nação e comunidade como por exemplo o 10 de Junho.
Renovar o Bilhete de Identidade
Levem o antigo e duas fotografias tipo passe com o tamanho 32x32mm isto é IMPERATIVO pois arriscam-se a terem o BI recambiado pelos serviços! No meu caso estou em risco pois recortei as fotografias no balcão do consulado...
Devem também saber o número do CARTÓRIO NOTARIAL onde os vossos pais vos registaram de modo a que serviços consulares obtenham (sem custos para o utilizador) a cópia da vossa certidão de nascimento. Posto isto assinam o impresso necessário e, caso queiram mudar de residência (devem fazer-lo se aqui querem viver e trabalhar) preenchem o campo necessário com a vossa morada polaca. No meu novo BI constará algo como Lodz - Polónia.
O passo final será a impressão digital que terá de ser imprimida duas vezes - no BI e no documento de renovação.
Terão de desembolsar 35 PLN pelos impressos.
Registo Consular
Simples. Preenchem os campos necessários - com a morada polaca e o nome do cônjuge (se houver) - e já está. O registo consular é gratuito.
Recenseamento eleitoral
Efectua-se, salvo erro, num período de 60 dias antes de qualquer eleição, a partir do momento em que estão recenseados poderão exercer o vosso direito de voto por correspondência, muito bom para quem mora longe de Varsóvia.
Morada da Embaixada e Serviços Consulares, contactos úteis:
ul. Francuska 37, 03-905 Warszawa
Telf: (+4822)5111010
Fax: (+4822)5111013
http://www.ambasadaportugalii.pl